Palestra: O Papel dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura na Economia Criativa

  • Tipo da Atividade: Formação
  • Data: 16/08/2024
  • Participantes: 100
  • Parceiros: Instituto Educação, Cultura e Vida, Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia
  • Local: Setor Central – Goiânia – GO

Realizada no dia 16/08/2024, no período das 8h30 às 13h30, o Seminário e Apresentação Pública do Programa Nacional dos Comitês de Cultura – PNCC em Goiás, com a palestra O Papel dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura na Economia Criativa.

A palestra foi ministrada por Deryk Santana – Diretor de Trabalhadores da Cultura do MinC, com o objetivo de abordar e discutir a importância do setor cultural no mundo do trabalho, a partir dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura como agentes fundamentais na Economia Criativa, destacando suas contribuições para geração de valor simbólico, econômico e social. A palestra objetivou fomentar a valorização profissional, refletir sobre os desafios da informalidade, políticas públicas e sobre as condições de trabalho, reafirmando a cultura como força motriz de sustentabilidade e inclusão. Deryk apresentou em linhas gerais os debates que nortearam a 1ª Conferência de Temática de Trabalhadores da Cultura e discorreu sobre Consulta Pública realizada pelo MinC sobre a Regulamentação das Profissões do Setor Cultural.

A ação contou com solenidade de abertura, com a participação da reitora do Instituto Federal de Goiás – IFG, Oneida Irigon; representantes do Ministério da Cultura (MinC): Roberta Cristina Martins – Secretária dos Comitês de Cultura (SCC), Desiree Ramos Tozi – Diretoria de Articulação e Governança (DAG). Participaram também da solenidade Milton José Gonçalves Júnior – Coordenador Estadual do Escritório do MinC em Goiás e Eduardo de Souza – Secretário Municipal de Cultura de Goiânia.

O Teatro do Instituto Federal de Goiás – IFG Câmpus Goiânia, nessa ação, recebeu cerca de 100 participantes, dentre eles agentes culturais de Goiânia e região metropolitana, gestores de cultura de municípios goianos, conselheiros e conselheiras de cultura, servidores públicos o IFG e da Universidade Federal de Goiás (UFG), estudantes, organizações da sociedade civil e representantes da Rede Estadual de Pontos de Cultura de Goiás e do Pontão Territorial Amdar.

Com carga horária de 5 horas, a ação objetivou também a apresentação e o diálogo com à comunidade goiana sobre os programas do Ministério da Cultura – através do PNCC; reafirmar os impactos significativos com a parceria com os IF’s e discutir com a comunidade o espectro das políticas de territorialização da cultura, bem como a mobilização dos entes federativos, das instituições de ensino como parceiras estratégicas no âmbito de fortalecer o acesso à formação e consequentemente às políticas culturais e atuação em rede com as experiências já assertivas através dos processos da Política Nacional Cultura Viva.

Na ocasião, foi apresentado o Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Goiás, com a exposição das duas estratégias que formam o PNCC em Goiás: o Comitê de Cultura Goiás – apresentado pelo Coordenador Geral e Executivo Cleubismar de Jesus (CDJOTA), que na oportunidade apresentou a equipe e as OSC’s que compõem o Comitê; e a apresentação da estratégia dos Agentes Territoriais de Cultura – ATC, explanada pelo Coordenador da Estratégia dos Agentes Territoriais de Cultura na região Centro-Oeste, o professor Abílio Carrascal.

CONECTE-SE COM O COMITÊ

Siga-nos nas redes

Grupo de Informes do Comitê

Fechado para mensagens, somente informes do Comitê.